quinta-feira, 31 de julho de 2014

Shorin-Ryu


Shorin é a pronúncia japonesa da palavra chinesa Shaolin, que quer dizer pequeno bosque. Assim, Shorin-ryu significa "Estilo do Pequeno Bosque". O Shorin-ryu é o estilo de Karatê originário de Okinawa que deu origem aos principais estilos praticados no mundo: Shotokan, Shito-ryu e Wado-ryu.

O Shorin-Ryu pratica ao todo 21 katás (sequências básicas de formas). Além dos katás, as técnicas do estilo são aperfeiçoadas através do treino de kihon (exercícios fundamentais) e kumitê (luta) e de simulações de defesa pessoal.

Um grande diferencial do Shorin-ryu em relação aos outros estilos é a sua ênfase na prática de Kobudô, o treinamento com armas antigas de camponeses de Okinawa: bastão, nunchaku, tonfa, sai e kamá (foice).

O Karate Shorin-ryu chegou ao Brasil em 1954 com o Grão-Mestre Yoshihide Shinzato, aluno de Choshin Chibana e de Katsuya Miyahira. Quando o Hanshi Yoshihide Shinzato alcançou o 10º dan, mudou o nome de sua escola para Shinshukan (Escola de Shinzato). Por ter sido fundada pelo introdutor do estilo no Brasil, a Shinshukan é hoje a escola Shorin-ryu com mais praticantes no país, algo em torno de 7000 (sete mil).

O Hanshi Yoshihide Shinzato formou meu sensei, o Mestre Rodolfo Ortiz, 8º dan de Karate-dô e 6º dan de Kobudô. O Sensei Rodolfo é minha referência técnica, científica e comportamental e é o mestre responsável pelo dojô Shinshukan Workout.

Nenhum comentário:

Postar um comentário