segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O que é o Shorin-Ryu?

Chochin Chibana
A palavra Shorin em japonês vem do chinês Shaolin, que significa pequeno bosque. Ryu significa estilo. O Shorin-Ryu é um dos maiores estilos de Okinawa e é o estilo mais antigo de Karatê, sendo impossível definir um criador. Foi, sim, batizado em 1933 pelo mestre Choshin Chibana para diferenciar sua escola de outras que modificavam os ensinamentos originais do seu mestre, Anko Itosu. O fundador Chibana foi o melhor aluno de Itosu, e Itosu foi o melhor aluno de Sokon Matsumura, que por sua vez foi aluno de Kanga Sakugawa, um dos principais mestres de Te (ou Todê). Sakugawa aprendeu o Te com o monge japonês Takahara e com o mestre chinês Kusanku (Kwang Chang Fu, em chinês). O estilo Shorin deu origem ao Shotokan, ao Shito-Ryu e ao Wado-Ryu. Seus maiores diferenciais em relação a outros estilos são: a respiração natural, as bases mais altas, mais movimentos circulares e esquivas, mais golpes de mão aberta e pontas de dedos e o amplo treinamento de Kobudô. Outro diferencial é o ângulo do soco, alinhando os dois nós grandes do punho em horizontal.
fonte

2 comentários:

  1. Aproveitarei as férias, depois de segunda para estudar karate todos os dias. Na prática pela manha na praia, nos treinos e na teoria e estudo da nomenclatura dos golpes, bases e katas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está de parabéns! Um dos nossos cinco "mandamentos" (dojo-kun) é o Esforço, e todos são igualmente importantes (itotsu)

      Excluir